VAMOS FALAR SOBRE MARKETING E EMPRESAS SUSTENTÁVEIS ?



O QUE O MARKETING FAZ DENTRO DE UMA EMPRESA?


O marketing é uma área que tem como um de seus objetivos, estudar o mercado para que através das medidas tomadas, sejam geradas mais vendas . A administração de marketing cria estratégias, estudos, análises de um público alvo, de produtos e serviços.


A ideia principal é colocar em prática como esta empresa vai destacar seu produto, construindo e entregando um valor superior ao da concorrência.

Um exemplo de estudos de estratégias pode ser o ​depoimento de Eduardo ​Jardim, sócio-proprietário da empresa Moncloa de chás, sobre o trabalho desenvolvido:

“(...) O trabalho trouxe mais clareza para as nossas decisões tanto de comunicação, quanto de desenvolvimento de novos produtos e canais de vendas. Economizamos tempo e recursos com insights estratégicos que tornam a gestão da marca mais sólida e eficiente, e já observamos um resultado positivo não só com o nosso público final, mas também com a nossa rede de franqueados.(...)”


É assim que cada vez mais os clientes hoje em dia buscam comprar produtos de empresas que se identificam, pois ​nesta era social, marcas são relacionamentos​.


VAMOS FALAR SOBRE MARKETING SUSTENTÁVEL?


Nesta mesma vertente temos também o marketing sustentável, que é uma das estratégias utilizadas, pois cria uma relação entre produto, meio ambiente e sociedade .


Este termo, marketing ambiental, surgiu na década de 60 pela Europa e Estados Unidos quando a preocupação com as alterações climáticas começou a ter mais espaço nas grandes mídias. Mas sua verdadeira atuação no mercado começou a ter mais impacto por volta da década de 90, na qual a crescente preocupação com a escassez de produtos ambientais começou a preocupar cada vez mais os consumidores.

Essa vertente do marketing trabalha em cima de alguns conceitos principais como ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.


Além disso, é fundamental que a empresa que decide aplicar o marketing sustentável em suas ações fique atenta para os 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar, assim como para os 4Ss: segurança, sustentabilidade, satisfação do consumidor e aceitação social.





COMO AS EMPRESAS ESTĀO SE MOLDANDO AO CENÁRIO SUSTENTÁVEL?

Pequenas ações implementadas no dia a dia da empresa garantem um olhar mais atento dos consumidores, como redução de custos de energia e dinheiro nos processos produtivos e o mais importante que é a diminuição de impactos negativos no meio ambiente.

O que não é correto de acontecer, é o ​marketing sustentável ser aplicado de uma forma que vise apenas o lucro, pautado somente no “discurso verde” e não em ações reais.

Não é de hoje que estudiosos e instituições alertam para a importância da conscientização ambiental e, embora estejamos distantes de recuperar a totalidade do que degradamos, ainda é possível transformar o mundo em um ambiente melhor por meio de esforços coletivos.

As empresas são um dos grupos que mais poluem o meio ambiente, por isso, buscam adotar práticas sustentáveis que são importantes não só para melhorar a imagem da organização, como também para contribuir com a construção de um futuro menos nocivo às nossas vidas.

O público que tem essa consciência ambiental, busca comprar produtos de empresas que se preocupam também com o mesmo. Então estas empresas que utilizam do marketing sustentável no modelo B2C que é direcionado ao consumidor final, têm como prioridade o crescimento de práticas sustentáveis que atendam as necessidades da sociedade trazendo também uma boa imagem marca.


EXEMPLO DE EMPRESAS QUE ADOTARAM MEDIDAS SUSTENTÁVEIS

Grandes empresas estão sendo exigidas de tomarem essas medidas, a Unillever repensou o uso da matéria-prima plástico e usou em uma linha de produtos garrafas feita com resíduos de plástico recolhidos de praias do litoral brasileiro.


O Boticário também ​inaugurou um espaço feito com 3 toneladas de plástico reciclado no Parque Ibirapuera. A pop-up vai vender durante os 45 dias em que estará em funcionamento, produtos da linha com atributos sustentáveis, seja na embalagem ou em sua composição.

A abertura dessa pop-up e outras 8 unidades em outros estados tem como objetivo divulgar o programa de logística reversa do grupo, uma preocupação muito coerente com o espírito do tempo em que vivemos e a preocupação crescente do consumidor sobre o impacto gerado pelo seu consumo.


O QUE PODEMOS CONCLUIR DISTO ?

Portanto, o marketing tem como objetivo realizar trocas de valor entre empresa e mercado, e deve ser utilizado pelas organizações que buscam crescer, fidelizar clientes e tornar-se referência.


Essa troca de valores, pode ser exemplificada também pela empresa Equal Parts. A marca de equipamentos de cozinha oferece aos clientes um serviço de acompanhamento culinário por um período de oito semanas (após a compra de algum produto) em que os clientes podem enviar uma mensagem para receber dicas de culinária e ideias para refeições.

Assim, uma empresa precisa criar relação e aproximação com seu consumidor, e quando relacionado a maneiras sustentáveis, significa criar e crescer com táticas e atitudes éticas e conscientes do ponto de vista ambiental, social e econômico. Ou seja, produzir inovações pensando em realmente contribuir de forma positiva para sociedade e para o planeta.