VAMOS FALAR SOBRE CRIATIVIDADE? PRATIQUE-A EM SEU NEGÓCIO







VAMOS FALAR SOBRE CRIATIVIDADE?


A criatividade nem sempre foi tratada como algo intrínseco ao ser humano. Na antiguidade, alguns filósofos acreditavam que ela era restrita a poucos indivíduos capazes de receber mensagens de entidades divinas. Mas nos últimos anos, ganhou explicações embasadas em teorias sofisticadas da psicologia e da neurociência.


Definições acadêmicas modernas sugerem que “a criatividade diz respeito a habilidades como fluência, flexibilidade, originalidade e pensamento divergente, aplicadas a um processo de invenção sobre algo diferente e nunca tentado (Craft, 2005)".


A criatividade faz parte nosso dia a dia, entretanto, à medida que crescemos, a influência das pessoas, as regras e limites impostos, assim como o temor dos erros e fracassos, acabam por enfraquecer o nosso potencial criativo original, tornando os nossos pensamentos cada vez menos abstratos.


Para se manter criativo, é preciso pensar fora da caixa, criar o hábito de sair da sua zona de conforto, se expor a novos estímulos e explorar novas realidades constantemente.


É você saber, também, que referências podem ser úteis mesmo que pareçam bobas, e que coisas devemos simplesmente ignorar e jogar fora.

É também se autoconhecer ao menos o suficiente pra conseguir colocar a sua cara no que você produz, inclusive sua autenticidade.

Portanto, saiba que todos nós temos potencial criativo. Você só precisa despertar o seu.


MAS A CRIATIVIDADE É IMPORTANTE NOS NEGÓCIOS?


A criatividade é uma das grandes responsáveis pelo sucesso de uma empresa. Por meio dela é que se cria e se inova, trazendo diferenciais e mais visibilidade no mercado. Com isso, a organização só tem a ganhar em resultados e, consequentemente, em mais faturamento.


A criatividade nos negócios está ligada a formas diferentes de você solucionar o problema do seu cliente e da sua empresa.


ALGUMAS DICAS PARA DESENVOLVER SUA CRIATIVIDADE






Melhor do que saber lidar com a inspiração, é saber como estimular sua criatividade, não é mesmo?


Essas dicas podem te ajudar!


  • Leia: Já ouviu dizer que ler é o melhor remédio? Através dele você estimula uma das partes mais importantes para a criatividade , o cérebro!


  • Pesquise: Utilize a internet ao seu favor, pesquise em livros, google ou apps de inspiração.


  • Anote: Teve uma ideia, anote! Leu um livro e teve uma ideia, anote e depois transforme o que escreveu em ação.


  • Medite: O mais importante, mantenha a mente tranquila e bem cuidada, esteja conectado com você e com o seu interior.


  • Abra espaço para o novo: de acordo com especialistas em criatividade, a base para sair fora da caixa está em deixar o que é improvável tomar consciência. Não se restrinja aos mesmos ambientes e modos de pensar.


  • Tire as correntes do pensamento: dê vazão ao pensamento livre, fluído. Esse é o tipo de pensamento que aparece quando você está fora do foco do problema ou do contexto do trabalho. Por isso, uma dica é: quando as ideias não fluírem, desligue-se do assunto.


INOVAR É ESSENCIAL NO MERCADO ATUAL


Você precisa identificar todos os pontos importantes para garantir um público apaixonado pela sua marca.


Inovação é um deles. Inovar é a exploração lucrativa de ideias. É criar! Se você não criar, será esquecido. Essa atitude é necessária e te ajuda a ter a vantagem competitiva que tanto deseja!


COMO VOCÊ PODE INOVAR EM SEU NEGÓCIO?


Tenha boas ideias: Um projeto de inovação de marketing começa com a busca de ideias. Considere os cenários sobre seu nicho de mercado, sobre seus clientes e parceiros. Essa atitude facilitará sobre o que se deve fazer. Ou pelo menos o que não se deve fazer.


Fique atento às tendências de mercado: atualmente quase tudo está voltado para o digital. Para você acompanhar o cenário em constante mudança é essencial ficar de olho nas tendências tecnológicas em evolução.


Entenda como o seu público se comunica: Quais são os veículos preferidos do seu cliente? Que horários costuma navegar na internet? Qual tipo de conteúdo lê? Essas e outras informações são necessárias para você acertar o tom de voz, investir nos canais com mais popularidade e ganhar mais eficiência na entrega da mensagem.


Conte com a parceria de profissionais: Um projeto que envolve inovação sempre tem riscos. Mesmo que você tenha ideias mirabolantes, é importante saber como transformá-las em realidade. Por isso, é bom contar com apoio de profissionais especializados.


4 LIVROS DE SUCESSO QUE PODEM TE AJUDAR A ATIVAR SUA MENTE EMPREENDEDORA


Para te ajudar a ter mais inspiração para os negócios, trouxemos quatro livros para ativar sua mente empreendedora. A leitura é uma excelente forma de garantir capacitação.


Alguns deles você consegue fazer download grátis, outros você pode ouvir pelo Youtube também, ou se preferir, comprar o livro impresso.

1 - Pai Rico, Pai pobre

Um dos livros mais falados da última década, abriu os olhos do mundo para a necessidade de pensar o planejamento de finanças pessoais de uma forma muito inteligente. Excelente para educar as criança e trazer uma visão diferente do mundo em relação ao dinheiro.

2- Quem Pensa Enriquece

Todos querem ficar ricos, poucos conseguem. Qual será o segredo, dos milionários? Por vinte anos, Napoleon Hill, autor de Quem pensa enriquece, se dedicou a descobri-la.

3-Marketing 4.0. Do Tradicional ao Digital

O livro mostra não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing. Imprescindível nos dias de hoje, muito bom para conhecer o novo consumidor e seu comportamento.

4- Como fazer amigos e influenciar pessoas

Um dos livros mais lidos do mundo por empresários, vendedores, milionários. Este livro ensina uma série de estratégias comunicativas que você pode aprimorar, e aplicar no dia a dia.