SAIBA MAIS SOBRE EMPREENDEDORISMO FEMININO




O QUE É EMPREENDEDORISMO FEMININO


Empreendedorismo feminino são negócios criados e realizados por uma ou mais mulheres que buscam por independência,

possuem iniciativa e praticam liderança.


Esse assunto esta ganhando cada vez mais destaque e atenção. Além de ser comentado, ele promove um forte debate sobre a posição da mulher no campo empresarial.


Com isto, a busca por melhorias, evolução e igualdade, gera transformações na sociedade e na economia de todo o país.


MAS QUAL A IMPORTÂNCIA?


Primeiramente devemos lembrar que antigamente as mulheres não podiam exercer uma profissão e eram submissas aos homens. Conforme o tempo essa cultura foi mudando e essas foram tomando seu lugar na sociedade e se mostrando cada vez mais capazes e suficientes.


A principal importância do empreendedorismo feminino é quebrar a desigualdade de gênero, afinal em uma sociedade em que homens e mulheres têm direitos iguais, espera-se que todos assumam tarefas equivalentes e sejam respeitados igualmente.


E, nos últimos anos, as empreendedoras passaram a ocupar a principal posição em casa, um grande marco na luta pela igualdade de gênero.


Confira alguns pontos importantes em que o empreendedorismo feminino contribuem para sociedade:


  • Mudança na economia

  • Geram novos empregos

  • Abrem porta para mais mulheres no mercado

  • Lógica da sociedade

  • Igualdade de gênero

  • Cria movimento


MULHERES CAPAZES E INDEPENDENTES





Programas e movimentos buscam criar diálogos entre mulheres que procuram aprender e crescer em suas jornadas.


Mais mulheres estão se tornando líderes de alto nível e veem sendo promovidas em média a uma taxa mais alta que os homens.


Porém a desigualdade ainda é tão exuberante no geral que um relatório apresentado pelo Fórum Econômico Mundial diz que teremos que esperar 257 anos até o mercado se tornar verdadeiramente, igualitário.


Maiores desafios encontrados são:


  • Pressão da sociedade

  • Preconceito

  • Autoconfiança

  • Busca por respeito


Serão 257 anos de luta, quebra de crenças, imposição por respeito e igualdade. As mulheres terão que ser gentis e firmes para que não permitam que as rotulem e imponham coisas.


DESIGUALDADE SALARIAL ENTRE GÊNEROS


A desigualdade salarial entre gêneros acontece por existir uma remuneração diferente para homens e mulheres. Isto pode ocorrer por fatores sociais, culturais ou preconceitos impostos.



EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL


A Revolução Industrial foi o marco histórico onde as mulheres começaram a trabalhar. Já no Brasil, as mulheres ganharam mais espaço no Movimento Sindical de 1980 e, com a Constituição de 88, momento em que elas conquistaram a igualdade jurídica, sendo consideradas legalmente com os mesmo direitos do homens.


O Empreendedorismo feminino no Brasil

segundo o Relatório Especial sobre Empreendedorismo Feminino no Brasil, pesquisa elaborada pelo Sebrae que analisou o perfil das empreendedoras no Brasil – nosso país teve a 7ª maior proporção de mulheres à frente do seu próprio negócio.


ALGUNS MOTIVOS QUE INCENTIVAM UMA MULHER A EMPREENDER


* Independência financeira

* Aumento da renda familiar

* Satisfação pessoal

* Fazer diferença

* Conquistar o mercado

* Trazer um novo mercado


O empreendedorismo feminino aumenta a visibilidade da mulher e ajuda a criar um ambiente empresarial inovador, que deixa de lado o pensamento antiquado, aquele que a sociedade 'e conduzida por homens que criaram suas próprias regras e conceitos de sucesso.


MULHERES PROPRIETÁRIAS DE EMPRESAS RELEVANTES


  • Luiza Heleno Trajano – Magazine Luíza

Foi Luíza Trajano, a responsável pela transformação da Magazine Luíza, inicialmente correspondente a apenas uma loja na sua cidade natal, para a operação nacional. Hoje, a rede que conta com Trajano na presidência de 1990, conta com mais de 700 lojas espalhadas por 16 estados brasileiros.


  •    Sônia Hess – Gestora da Dudalina

A segunda dentre as 5 mulheres de destaque no mundo empresarial é Sônia Hess, que gerencia a rede de camisaria e outras peças de vestimenta Dudalina, criada pelos pais e hoje encabeça a marca. Ela assumiu a presidência da camisaria mesmo possuindo 11 irmãos homens com quem disputava a possível gestão da marca e foi responsável por transformar o empreendimento de seus pais na maior exportadora de camisas do país.