COWORKING, TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER


Os espaços para Coworking estão cada vez mais se popularizando pelo mundo todo, e tendendo a se tornar muito maior a cada dia que passa, devido a todas as suas inúmeras vantagens para qualquer um que busca criar um negócio, ou possuir um espaço profissional para trabalhar.


Você sempre leu nas redes sociais sobre esse tal de Coworking, ou escuta toda hora entre seus amigos sobre esse assunto e nunca entendeu nada sobre o que se trata? Agora chegou o momento em que você finalmente vai entender sobre os tópicos mais importantes sobre o que é Coworking e suas mais importantes características.



1. O QUE É COWORKING


Para podermos explicar o que é, vamos usar a seguinte narrativa, você é um profissional independente, ou uma empresa pequena à procura de um local profissional para poder trabalhar, com custos menores. Os espaços de Coworking seriam estruturas totalmente planejadas para que, pessoas como você, possam trabalhar sem ter que arcar com despesas de um escritório ou sala comercial.


Normalmente, esses locais são construídos por empresas maiores, que buscam ajudar esses indivíduos, disponibilizando todos os recursos e ferramentas necessárias para que você possa trabalhar em um espaço profissional e alavancar seus negócios. E sua principal característica, é que esse espaço será compartilhado com outras pessoas que buscam o mesmo que você.



2. QUAIS AS VANTAGENS?



Muitos ficam receosos com esse método de trabalho, e grande parte acha que não vale a pena, mas a realidade é totalmente contrária, os espaços de Coworking possuem diversas vantagens, principalmente comparadas com alugar um escritório.


Entre das diversas vantagens, podemos citar como principais:






Custos menores!


Sua principal característica, e talvez a maior de todas, é seu custo e benefício, dado ao fato de que você não terá que arcar com custos altos de uma sala comercial, luz e água, você vai possuir uma internet de qualidade, com profissionais dedicados a lidar com qualquer problema de oscilação ou queda de Wi-Fi, equipamentos próprios para escritório, linhas telefônicas, organização e limpeza do local.


Além de não ter esses custos, você terá uma significativa redução de burocracias para ter que lidar, uma vez que você unicamente vai precisar ir para um espaço dedicado ao Coworking, e fazer um plano mensal ou plano de horas, podendo ser encerrado quando você quiser, sem nenhum custo para extinção do contrato. Já em contrários de salas comerciais, normalmente é fixado um contrato de 1 ano, onde se optar por sair, terá custos referentes aos outros meses restantes.


Networking


Apesar de muitos acharem que os espaços compartilhados para trabalhar são uma desvantagem, ela na verdade é uma valiosa vantagem para qualquer profissional, já que é ela quem possibilita a você, criar uma rede de contatos, sem ter que ir de escritório em escritório, ou mandar e-mail para várias pessoas.


A parte mais chamativa de utilizar um ambiente de Coworking, é o fato de se trabalhar com outros profissionais de diversas áreas, tanto iguais a sua, quanto diferentes


Essa interação entre os participantes do local, possibilita além disso, a troca de informações entre os mesmos, visando um trabalho de mais qualidade. Às vezes podendo ocasionar em parcerias entre profissionais individuais, ou pequenas empresas.


Local Fixo e Profissional


Muitas pessoas acham que o Home Office é a melhor opção para qualquer pessoa, e mesmo possuindo diversas qualidades, uma de suas maiores e piores desvantagens é de que além de não possuir um local totalmente fixo, uma vez que pode ocorrer mudanças de cômodo, o local não transparece profissionalidade, muitas vezes causando uma má impressão para qualquer outra pessoa que olhe.




Os espaços para Coworking visam sempre o profissionalismo antes de tudo, tornando o ambiente sempre com o ar de um escritório de verdade, mantendo sempre a boa aparência para qualquer um que queira fazer uma video chamada com você ou até mesmo ir ao seu local de trabalho para reuniões.


Além disso, as empresas que criam esses espaços sempre vão priorizar estar em uma boa localização, para facilitar qualquer tipo de transição de pessoas entre o escritório e a casa, ou de uma empresa para o seu escritório.


1. MAS AFINAL, COMO FUNCIONA OS LOCAIS DE COWORKING?



Quando se fala nesse novo mundo de trabalho, milhões de dúvidas surgem nesse processo, dúvidas como o horário, como achar o melhor local para você, quem pode usufruir desses locais, e diversas outras dúvidas. Visando responder tais perguntas, separamos aqui tópicos mais pesquisados para que possamos sanar todas as suas dúvidas da forma mais prática.

Horários


Normalmente o coworking possui horários fixos para entrada e saída de todos no local, podendo variar de local para local, sendo alguns mais flexíveis e outros menos, o que você deve fazer é encontrar aquele que mais se adequa aos seus horários e da sua equipe (caso tenha).


Lembrando que, caso você não queira ter um horário fixo, alguns locais oferecem o contrato por horas trabalhadas, ou seja, eles irão lhe cobrar apenas os momentos em que você ficou lá, sendo a melhor opção para aqueles que gostam de ter um horário mais flexível com relação a trabalhar em casa ou ir para o escritório.


Onde Encontrar?


Muitos acham que esses espaços são raros de serem encontrados, mas muito pelo contrário, tais locais têm se tornado mais e mais populares em todo o Brasil, por isso, busque procurar no centro de sua cidade ou bairros mais famosos ou de maior movimento.


A melhor opção para encontrar esses locais é através da internet, por lá, você pode ver com antecedência, fotos dos lugares, se tem lugar para você, e algumas empresas disponibilizam também a tabela de preços para verificação com antecedência.


Existe Privacidade no Coworking?


Se você busca ter um espaço maior e mais privado para você ou para sua equipe, existem salas específicas dentro dessas estruturas focadas para isso, com planos diferentes para cada ocasião.


Caso você busque privacidade apenas para reuniões, videochamadas, ou para conversas privadas, em alguns locais existem salas de reunião onde você precisa unicamente ver a disponibilidade, e colocar seu nome e horário para utilizar a sala.


Como Encontrar o Local Perfeito?


Provavelmente a maior dúvida de todas é sobre como encontrar a melhor instalação para você e sua equipe se estabelecer. Por isso, tenha como principais critérios, o horário de utilização, para qual finalidade você vai utilizar, qual o tamanho do local que você vai utilizar, e também, como foi dito anteriormente, se você irá necessitar de privacidade ou não.


Essas são as principais características que você deve responder e levar em conta antes de procurar esse espaço. Lembrando que você pode acrescentar outros tópicos de acordo com cada ocasião.


Quem pode Utilizar esses Locais?


A grande maioria acredita que apenas profissionais independentes podem usufruir desses espaços. Além de ser seu principal foco, o coworking abrange também para qualquer um, seja apenas um indivíduo, ou uma pequena empresa.


Conforme foi dito no tópico anterior, a finalidade para qual você vai utilizar o local é de extrema importância, uma vez que existem empresas de Coworking que possuem uma área de foco, como por exemplo, Coworking focado para programação, onde os equipamentos são focados para essa área, por isso leve tal ponto em conta para que saber se você ou sua equipe podem ou não usufruir o local.


E então, gostaram dessas dicas? Agora que você conhece sobre esse novo mundo incrível, compartilhe com os seus amigos que tenham interesse nessa área, e divulgue no seu Facebook e Instagram!


Quer saber mais sobre esse assunto ou temas parecidos? Confira mais no nosso site, focamos em todos os tipos de assuntos voltados para essa temática.


Nos vemos no próximo artigo pessoal!!