A IMPORTÂNCIA EM FAZER UM PLANO DE NEGÓCIOS



COMO IDENTIFICAR UMA BOA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO


Empreender é o sonho de muitas pessoas, mas muitas vezes as ideias ficam apenas na cabeça e não são executadas por falta de planejamento. Para descobrir se seu negócio é uma boa oportunidade, é fundamental pesquisar, estudar e analisar para que o tempo e dinheiro investido não seja gastado em vão.


Primeiramente deve-se ter em mente que seu negócio precisa gerar impacto na vida das pessoas. Hoje em dia há uma grande concorrência em todos os nichos, então é importante se questionar como você mostraria a seu público o seu diferencial!


Perguntas que podem te orientar melhoram tomada de decisão:


Você se enxerga dedicando grande parte de tempo a seu negócio?


Você se sente motivado a trabalhar com isso?


Você consegue se imaginar crescendo com esse negócio?


Você investiria e esforços e paixão nisso?



DICAS PARA VERIFICAR SE SUA IDEIA É VIÁVEL




  • Se ela cria valor para os clientes

  • Se ela possui potencial de lucro

  • Se ela condiz com a capacidade da equipe envolvida

  • Se ela é uma ideia durável a longo tempo

  • Se ela possui viabilidade para o negócio além de viabilidade para o produto/serviço


O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS


O plano de negócios representa um roteiro fundamental para o desenvolvimento, para análise de viabilidade, estruturação e operação de seu projeto.


ESTUDO SOBRE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


Timmons do Babson College, propôs um um modelo que mostra que é preciso analisar alguns aspectos. Estes são definidos como:


  • Demanda de mercado

  • Tamanho e estrutura de mercado

  • Análise da margem


Nesta análise, são realizadas algumas perguntas que questionam o empreendedor para abrir sua mente sobre as questões citadas acima e assim, encontrar respostas que o levarão a uma melhor análise e planejamento.


MÉTODOS PARA REALIZAÇÃO


A metodologia baseia-se em análises de mercado e premissas operacionais. Estas serão definidas com a empresa e através de pesquisas de mercado, concorrentes, produtos substitutos e potencial de demanda de clientes.


Analisa-se também o capital da empresa, o posicionamento de concorrentes, como ocorrem suas precificações, as suas estratégias de marketing e diferenciais competitivos.


Todas as informações devem ser inseridas no Modelo Financeiro de longo prazo, que podem ser refletidas detalhadamente na operação da empresa. Isto possibilitará cálculos de indicadores de desempenho como TIR, ROIC e Payback.


A partir destas, o relatório de business plan é realizado com as informações identificadas e novas análises como SWOT, Forças de Mercado, Estratégia de Marketing, Precificação, entre outras podem ser necessárias.


 A IMPORTÂNCIA EM FAZER UM PLANO DE NEGÓCIOS


Depois de todo esse estudo acima, você percebeu como é importante fazer um planejamento estratégico? Se planejar vai além de fazer o básico para abrir uma empresa, é preciso pensar em todas hipóteses, analisar cada detalhe e pensar em todas as vertentes.


Viabilizar a ideia com todas análises é essencial para o negócio se manter e gerar lucros.